A segunda cidade a receber a oficina de Formação de Multiplicadores do Programa Educativo Iphan+80 nos dias 14 e 15 de agosto de 2024, foi Juiz de Fora.
Vamos ouvir o que os participantes disseram sobre a experiência?
“Sou gestora municipal, supervisora de educação patrimonial e já fiz diversos cursos de formação, assim como já ministrei vários. Mas fiquei impressionada com a didática. Materiais muito bem elaborados.” Carine Silva Muguet
“Momentos inesquecíveis em que pude aprender das melhores formas possíveis.” Flaviana Lopes Ribeiro de Oliveira
“Souberam conjugar conhecimento formal, acadêmico com a leveza de sons, cheiros, cores, memórias, vivências, escrevivências…” Dina Pereira
“Poderia escrever até o final de 2024 o tanto que me deixou emocionada.” Anônimo
“Esperava uma organização de excelência. Era a minha certeza que tudo sairia perfeito. Acertei!” Soraya Gerbeim
“Vocês são maravilhosos! Que difundam cada vez mais a palavra do afeto.” Flaviana Lopes Ribeiro de Oliveira
“A curadoria dos textos e das imagens, de forma primorosa, de forma leve e saborosa, sem, contudo, perder a profundidade.” Dina Pereira (sobre a apresentação de slides)
“Muito bom visualizar textos, imagens e áudios que complementam, sublinham e ajudam a guardar a conversa despertada.” Anônimo
“Muito bem preparado e com um toque de amor especial.” Soraya Gerbeim (sobre o café de boas-vindas)
“Trouxe vislumbre de experiências inovadoras para proposições pedagógicas a serem aplicadas na rotina escolar.” Anônimo
“Lugar de encontro. Aqui se fez patrimônio como afeto.” Alan Willian de Jesus
“Adoraria que tivesse uma continuação e gostaria de conhecer o trabalho realizado nas outras cidades.” Anônimo
“Com certeza, já vou utilizar as escrevivências numa aula em Humaitá (Rural).” Ângela Beatriz Alves
“Rompam barreiras, cheguem a mais lugares, abracem as comunidades.” Anônimo
“Foi incrível, me surpreendeu muito! Achei potente, mágico, bonito e dinâmico.” Arthur Nazario Moreira
“Vocês são incríveis e fazem a diferença! Avante!” Arthur Alexandre de Souza
“Há muito não participava de uma formação tão agradável e produtiva.” Anônimo
“Saio fervilhando de ideias para trabalhar com as crianças, com os professores, com a comunidade.” Dina Pereira
“Não imaginava que seria tão voltado para a realidade. Excelente!” Soraya Gerbeim
“Que esse trabalho chegue e encante mais e mais espaços e cidades. Vida longa! Salve! Amei!” Jaqueline Lopes
“Parabenizo o trabalho coletivo de todos os envolvidos… foi mágico!” Anônimo
“A relação entre os fundamentos e as vivências foram um processo de fato, seguindo linhas e fugindo às certezas. Caos e ordem se convergiram.” Alan Willian de Jesus
“Desculpa a escrita, perdi meus óculos, mas gostaria de ressaltar que foi uma pena ter perdido uma parte no primeiro dia e que eu gostaria que tivesse muito mais e mais tempo! Poderia ter mais encontros, mais temas. Vocês arrasaram, surpreenderam minhas expectativas.” Anônimo
“Na verdade, eu trabalho como secretária escolar e sou apaixonada com história e patrimônio e com esta oficina tive uma visão totalmente diferente e pude descobrir o meu próprio patrimônio.” Anônimo
“Experiência significativa e mais que especial.” Ângela Beatriz Alves
“Aconchegante pela alteridade que se desprendeu pelo cheiro e sorriso.” Alan Willian de Jesus (sobre o espaço da oficina, teatro do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas)
“Estou maravilhada com o projeto e já ansiosa para os próximos materiais e encontros.” Anônimo
“Café de recepção inesquecível.” Arthur Alexandre de Souza
“Sim, muito rico em informação e disseminação de todo o programa.” Anônimo (sobre o perfil no instagram @iphanmais80)
“Sempre espero que o inesperado me faça uma surpresa, então… Que inesperado bom demais sô!!!” Rachel Fiche de Carvalho
“Uma harmonia calma e confiante para tocar, abrir e ampliar a potência humana nos dias atuais.” Anônimo
“Atividades bem elaboradas e que nos aproximaram dos demais participantes.” Nathan da Silva Oliveira
“Muito bom saber que existe esse trabalho que resgata toda a identidade do povo em seus costumes, construindo memórias, atuais, das riquezas passadas, que foram vividas através de muitas existências.” Anônimo
“Com toda certeza, só agregará na minha prática educativa.” Suzana Liz dos Santos Sousa
“Confesso que achei que o conteúdo seria o velho discurso tradicional sobre o patrimônio. E, para minha sorte e surpresa, foi totalmente diferente do que eu esperava. Vocês trouxeram o patrimônio de uma forma tão viva, presente e sensível! Agradecida!” Anônima
“Obrigada pelo carinho e cuidado na elaboração deste Programa Educativo Iphan+80.” Fernanda Oliveira Elias
“Abordou o tema patrimônio de uma forma tão humana que fez um grande bem para a ‘Alma’.” Anônimo
“Materiais didáticos excepcionais, ministrantes competentes e com ótimo método didático, café de boas-vindas sem palavras para descrever o carinho. A equipe e o programa não só agregam profissionalmente, como pessoalmente.” Juçara Aline de Souza
“Simplesmente incrível ter esse conjunto de materiais, que nós possamos utilizar em sala de aula de maneira tão dinâmica.” Anônima
“Irá somar muito às minhas ações de educação patrimonial.” Thiago Wierman
“Foi simplesmente transformador ter participado e ouvido tantas histórias e encontros. O trabalho de todo o grupo é inspirador.” Anônimo
“Cheguei à oficina com minhas expectativas, mas nenhuma delas alcançou o que foi a oficina para mim, ainda mais por estar finalizando minha pesquisa sobre adinkras, esse patrimônio das cidades.” Anônima
“Parabéns! Vocês exageraram. Fomos realmente levados em uma carruagem alada.” Anônimo
Sobre o Caderno do Professor
“Simplesmente maravilhoso. Com certeza será um importante guia para minhas futuras práticas.” Anônimo
“Maravilhoso! Textos, diagramação, design, tudo muito atraente e convidativo a virar as páginas para ver as surpresas.” Soraya Gerbeim
“Arte que comove. Arte que conversa. Método que inclui. As diferenças emergem nos detalhes.” Alan Willian de Jesus
“MA-RA-VI-LHO-SA-MEN-TE bem feito!” Anônimo
Sobre o Caderno do Estudante e da Comunidade
“Narrativa alinhada às ilustrações, que são belíssimas.” Karolyne Guedim Batista
“Texto instigante, poético e com vários potenciais de trabalho.” Carine Silva Muguet
“Muito bom olhar para o patrimônio sob uma perspectiva local.” Anônimo
Sobre as contribuições da oficina, pessoais e profissionais
“Certamente! Percebi, por exemplo, o quão ampla e emancipadora a educação patrimonial pode ser.” Karolyne Guedim Batista
“Sim. Deu coragem e confiança para criar e ousar.” Jaqueline Lopes
“Sim, no momento venho buscando respostas e aperfeiçoamento por estar cursando o curso de graduação em Museologia e foi uma rica oportunidade de saberes e trocas.” Anônimo
“Com certeza contribuirá, visto que estou “borbulhando” de ideias e possibilidades de práticas educativas de memórias e culturas das nossas comunidades escolares.” Anônimo
“Sim. Potências do belo que preciso ver a partir de dentro.” Alan Willian de Jesus
“Muita contribuição e muita aprendizagem e muitas transformações em minha vida.” Anônimo
“Propostas lúdicas para se trabalhar conceitos.” Anônimo
“Muita contribuição, em poder entender patrimônio a partir de minha vivência!” Nathan da Silva Oliveira
“Claro! Esta forma de abordar o patrimônio como algo integral, integrante de nós mesmos é maravilhosa e necessária.” Anônimo
Sobre as atividades práticas e dinâmicas
“Surpreendentes! Muito interessantes para reprodução na escola.” Juçara Aline de Souza
“Fiquei impactada com a didática e a metodologia aplicada. Apresentaram termos e conceitos através das dinâmicas.” Carine Silva Muguet
“O melhor das dinâmicas foi a possibilidade de serem (re)produzidas em qualquer espaço. Saio repleta de outras ideias/reverberações.” Dina Pereira
“Impactantes, acolhedoras, potentes, afetivas.” Alan Willian de Jesus
“Provocativas, convidativas e eficientes para os objetivos.” Anônimo
“As dinâmicas são a essência! Complementam o entendimento e educam na prática.” Arthur Nazario Moreira
“Essenciais!! É como se em cada atividade eu ganhasse um novo sopro de vida!” Anônima
Sobre os ministrantes da oficina: Andréia, Carol e Edu
“Um espetáculo de simpatia, conhecimento e generosidade.” Arthur Alexandre de Souza
“Sensacionais!! Fizeram as oficinas de forma que pude sentir toda a dedicação.” Flaviana Lopes Ribeiro de Oliveira
“Afetuosos (que para mim é o mais importante), com domínio absoluto do que programaram, mas sem medo de se abrir ao novo. Receptivos e não engessados.” Dina Pereira
“Super simpáticos, atenciosos, preparados para todas as intervenções.” Soraya Gerbeim
“O trio mais perfeito.” Rosângela do Nascimento
“Alegres, estudiosos e encantados pelo fazer: AUTORIDADE AMOROSA. Pontuais e cuidadosos com o tempo precioso, sem correr nem se perder.” Anônimo
“Vocês são especiais! Tornaram todos os momentos incríveis e leves!” Arthur Nazario Moreira
Sobre o Livro Audiovisual
“Emocionante, dentro das normas e cheio de potencial para aplicação não apenas em sala de aula.” Carine Silva Muguet
“Uma obra sensível e poética. Um trabalho de animação/som/texto que retrata de forma carinhosa aquilo que Juiz de Fora tem de melhor, e mais lindo ainda com a presença de Clara(rinha) e Milton (tinho). Salve a mineira, o mineiro e a mineiridade.” Dina Pereira
“Arte que inclui e atravessa. Arte que emerge arte multiplicidade.” Alan Willian de Jesus
“Impressionante! Transforma o livro em realidade.” Arthur Nazario Moreira
“Ótimos recursos de design, aliados à sensibilidade dos sons que acompanham as falas.” Karolyne Guedim Batista
Sobre o que a oficina inspira para trabalhos futuros
“O olhar cuidadoso sobre a experiência do outro.” Mariana Cunha de Faria
“Saber o bem que essa formação proporciona às pessoas.” Anônimo
“A maneira como o afeto pode estar presente em minhas aulas de História. Formas de sensibilizar os alunos, para a partir disso pensar o patrimônio.” Flaviana Lopes Ribeiro de Oliveira
“Provocar criação de novos modos de ser e estar fazendo história e arte.” Jaqueline Lopes
“A oficina ser reproduzida para comunidades, por meio do material disponibilizado.” Anônimo
“O material, as vivências do encontro e o universo que se abriu para a educação patrimonial em nosso ato de ensinar.” Anônimo
“Fazer diferente e melhor a partir do que dispõe-se.” Leonardo Rosa
“A energia, sintonia, animação!” Arthur Nazario Moreira
Sobre o que leva da oficina e o que deixa
“Saliento em mim a importância de construir e visitar histórias. Deixo o brilho nos meus olhos ao longo da oficina e a liberdade de ser possível construir patrimônios afetivos aonde quer que eu esteja.” Anônimo
“Muito afeto, reforço do meu amor pela Cultura e um desejo imenso de replicar o aprendizado.” Carine Silva Muguet
“Levo os encontros, as memórias e os sentimentos de tudo o que foi realizado. Deixo meu agradecimento e admiração pelo trabalho.” Flaviana Lopes Ribeiro de Oliveira
“A auto descoberta.” Anônimo
“Memórias e um olhar profundo acerca do que vivemos, viveremos e podemos viver aqui e agora!” Anônimo
“Afeto como patrimônio.” Alan Willian de Jesus
“Cuidar com as diferenças à flor da pele.” Leonardo Rosa
“Um olhar mais contemplativo aos conceitos.” Pablo Melo
“Que todos somos professores artistas.” Ângela Beatriz Alves
“Levo novos conhecimentos, experiências inéditas e ideias para multiplicar.” Arthur Nazario Moreira
“Muito amor e compartilhamento de histórias de vida por trás/dentro de cada um.” Rachel Fiche de Carvalho
“Levo afeto, amor, carinho e esperança. E deixo energias e vibrações positivas para que esta formação se desenvolva e se multiplique cada vez mais.” Anônimo
Sobre o tempo da oficina
“Abertura para o diálogo, escuta atenta e acolhimento de narrativas. Abraços em tempo.” Alan Willian de Jesus
“Ano que vem, formação de no mínimo uma semana!” Arthur Alexandre de Souza
“Poderia ser até maior! Mas foi incrível, por ser incrível que poderia ser maior!” Arthur Nazario Moreira
“Muito bem distribuído o tempo, MAS PODIA SER MAIS! Não pela pertinência e aprofundamento, mas pela experiência deliciosa.” Dina Pereira
Sobre se sentir apto a multiplicar a formação
“Fui muito impactada pelo trabalho aqui desenvolvido, pretendo me aprofundar mais para colocar em prática.” Anônima
“Sigo na caminhada, vestindo meu parangolé. Que possa ser impulso criador na relação com as crianças-estudantes.” Alan Willian de Jesus
“Acredito que sim, posso utilizar a metodologia nas aulas com crianças e adolescentes fazendo as adequações necessárias juntamente com o material dos cadernos.” Anônimo